Departamento Fiscal e Tributário

Você sabe o que faz o Departamento Fiscal e Tributário e por que ela é tão importante na sua empresa?

Por ser uma das áreas mais delicadas de uma empresa, é a contabilidade fiscal que registra os fatos do dia a dia, servindo como base para a apuração de impostos, atendimento entre as exigências fiscais e o controle das receitas e despesas da empresa.

Para você entender melhor o que faz o departamento fiscal e tributário, vamos entender primeiro que  Departamento Fiscal e Tributário é uma das bases fundamentais para o bom funcionamento da sua empresa.

Muitas coisas começam e termina setor Departamento Fiscal e Tributário. Os profissionais que atuam nessa área devem possuir um senso crítico e analítico aguçado e assim estão atentos às oportunidades.

 

Departamento Fiscal e Tributário

É através do Departamento Fiscal e Tributário que sua empresa pode conseguir os mais diversos benefícios fiscais, reduzir custos e buscar créditos de impostos para compensação.

Atualmente, o Departamento Fiscal e Tributário acaba se limitando basicamente à escrituração e apuração de impostos, pois toda a responsabilidade que recai sobre este departamento se evidencia no pagamento dos tributos. Em virtude dessa limitação, a contabilidade fiscal é associada exclusivamente às obrigações fiscais.

Para se evitar problemas futuros, o profissional encarregado por essas apurações deve gerir um trabalho ético e continuo no aprofundamento das mudanças nas legislações.

 

Serviços do Departamento Fiscal:

  • Regime tributário

Com diferenciados setores da economia e portes de empresa é importante o enquadramento no regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Real Estimado.

 

  • Impostos

A apuração de impostos: Simples; ISS, ICMS, ICMS-ST, COFINS, IRPJ, CSLL, etc. É feita de acordo com o faturamento e receitas auferidas no mês. Cada tributo tem seu cálculo especifico.

Os impostos retidos na fonte; IRRF, INSS, ISS, PIS/COFINS/CSLL, etc. Serve para que um contribuinte fiscalize o outro.

 

  • Escrituração

Toda empresa deve manter sua escrituração fiscal em dia; Livro de Entradas, Livro de Saídas, Livro de Registro de Apuração de ICMS, entre outros.

O que já está sendo exigido por alguns setores da economia e logo será exigido para todas as empresas e o SPED FISCAL (Conjunto de escrituração de Documentos Fiscais). Há também serviços que não geram nenhum recolhimento e também não tem efeito para alguma tomada de decisão. Obrigações acessórias; GIA, DIPJ, DASN, DCTF, DACON, DIMOB, DIRF, REDF, SINTEGRA, etc.

 

Como está o Planejamento Tributário de sua empresa?

Em um país tão sobrecarregado de impostos e tributos como o Brasil, o Planejamento Tributário deve estar presente no aproveitamento de incentivos fiscais, no pagamento de juros sobre o capital, na distribuição de lucros e nas diversas formas de tributação das pessoas jurídicas e de seus acionistas e cotistas.

 

Além de ser um direito de toda empresa brasileira, o Planejamento Tributário é uma obrigação para um bom administrador!

O cenário é complicado, mas existem diversas formas de se realizar um bom Planejamento Tributário, cabendo a você empresário considerar todas as oportunidades, oferecidas pela legislação vigente, na redução de custos fiscais incidentes sobre as suas atividades.

 

É possível agregar valor e solucionar as demandas fiscais

Com estudos, realizados de acordo com as necessidades do mercado e do negócio da companhia, é possível agregar valor e solucionar as demandas fiscais como um todo, para que os resultados sejam sustentáveis em longo prazo.

 

E-Book gratuito

Em parceria com a MDS Agência Digital, elaboramos o e-book sobre Planejamento Tributário, nele consta informações sobre o que você precisa saber em cada regime de tributação, as tabelas com os percentuais aplicáveis, as regras e exceções, também tem as vantagens e benefícios de cada um destes regimes de tributação.

Você pode fazer o download gratuito no botão abaixo.

 

 

contabilidade juazeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *